quinta-feira, 30 de agosto de 2007

música

site do legião urbana www.legiaourbana.com.br
www.engenheirosdohawaii.com.br
www.pearljam.com
www.rockgrunge.com

a história de chespirito








Escritor, publicitário, desenhista, compositor de músicas e letras de canções populares, ator, diretor, produtor e pai de 6 filhos. Chespirito é uma forma castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare. Tal apelido foi posto nele pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que considerava Roberto Gómez Bolaños um pequeno Shakespeare (estatura de Bolaños: 1,60m).
Roberto Gómez Bolaños "Chespirito", nasceu em 21 de Fevereiro de 1929 na Cidade do México, D.F. Sua mãe foi Elsa Bolaños-Cacho Aguilar e seu pai foi Francisco Gómez Linares. Gómez Linares foi pintor, desenhista e ilustrador de diversos jornais na sua época. Fez, entre outras coisas, as capas das revistas "El universal ilustrado" e "Continental". Ilustrava com fortes traços ou desenhos à tinta as crônicas de Martín Luiz Guzmán. Gómez Liñares também foi o retratista mais cotado da década de 20.
Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" estudou engenharia, mas nunca exerceu. Assim como Borges ou De Quincey, Gómez Bolaños soube, antes de escrever, que havia nascido para Letras; e estaria à discussão a sua qualidade literária entre os intelectuais, mas milhões de pessoas durante quatro gerações se somam à minha voz para agradecer a Chespirito, que deixou a eletricidade e a mecânica de lado (ainda que também é algo criativo) para se dedicar a divertir milhões de pessoas. Assim então, Chespirito se iniciou como publicitário para a empresa publicitária D'Arcy, quando tinha 22 anos.
A partir da segunda metade da década de 50, a atividade de Gómez Bolaños como roteirista foi muito intensa. Foi bem escrevendo para rádios, programas de TV ou para cinema. Durante 10 anos alimentou com seus roteiros o programa semanal "Cómicos y canciones", que fez muito sucesso. Entre 1960 e 1965, dois programas disputavam o primeiro e segundo lugar da TV mexicana, e ele escrevia ambos. Eles eram: "Estudio de Pedro Vargas" e o já mencionado "Cómicos y canciones".
Em 1966, o ator Mario Moreno "Cantinflas" elegeu os roteiros de Gómez Bolaños para uma série que deveria se chamar "El estudio de Cantinflas". Porém, infelizmente, o patrocinador cancelou o projeto devido às altas pretensões do famoso comediante Cantinflas.
No final de 1968, Gomes Bolaños foi contratado pela emissora TIM com a feliz oferta de usar em sua programação um espaço de meia hora em cada sábado. Assim, nasceram séries como "Los supergenios de la mesa cuadrada" e "El ciudadano Gómez". Simultaneamente, nascia a carreira de ator para Chespirito.
Em 1970, a TV extendeu o tempo de transmissão para uma hora e o horário utilizado passou a ser às segundas-feiras, às 20:00. Então, a série passou a se chamar "Chespirito", onde se incluíam diferentes quadros, de tal sorte que vimos nascer nesse espaço o personagem Chapolin Colorado e um ano depois o Chaves do Oito. Ambos personagens tiveram tal aceitação, que a emissora decidiu dar-lhes características de seriado com um dia da semana para cada um, com meia hora de transmissão e em horário nobre.
O Chapolin Colorado e o Chaves abriram as portas do mercado internacional à TV mexicana. Em 1973, ambos os programas eram transmitidos para quase toda a América Latina, e em todos os países sua popularidade colacavam-nos em primeiro lugar na audiência. Por exemplo, em 1975, os níveis de audiência das séries de Chespirito no México oscilavam entre 55 e 60 pontos no ranking. A partir de 1984, o programa voltou a ter uma hora de duração às segundas-feiras, às 8 da noite, com o nome de "Chespirito". Nessa época, Chespirito já era um sucesso, e assim seguiu sendo. Por 25 anos sem parar, todas as segundas-feiras, às 20 horas, Chespirito estava em quase todos os lares mexicanos.
Atualmente, a série segue sendo transmitida em toda a América Latina e na Espanha, com seu áudio original, mas também é transmitida em diferentes dublagens em outros idiomas em mais de dez países: os programas de Chespirito pode ser vistos tanto no Brasil, como em Angola. Por isso, talvez, Homer, o personagem da série americana "Os Simpsons", inclui entre seus personagens favoritos o Chapolin Colorado.
Em 1978, Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" produziu, escreveu e atuou no filme "El Chanfle", o mesmo rompeu todos os recordes de bilheteria existentes até essa data no México.
Gómez Bolaños também escreveu roteiros para cinema e telenovelas, assim como uma comédia musical chamada "Títere". Tem, ainda, em seu arquivo teatral, mais seis obras.
Atualmente, Gómez Bolaños interpreta no teatro a obra de sua autoria "11 y 12". Tal obra é um recorde a mais ao seu ver, já que desde 1992, data em que foi estreada, permanece ainda em cartaz na Cidade do México no mesmo teatro. Sem interrupções, de quinta-feira a domingo, já há 6 anos, "11 y 12" é um sucesso.
Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" é o atual diretor geral de Televicine, companhia produtora de cinema da empresa Televisa.
É comum que um cantor de Rock encha um estádio de futebol, tal é o caso de Tina Turner, Sting, Madonna, etc; Mas não é comum que um comediante e seu grupo consigam o mesmo com um espetáculo teatral.
Em 1977, o "Show de Chespirito" lotou duas vezes no mesmo domingo o estádio de futebol de Santiago, no Chile, cuja capacidade é de 80.000 pessoas. Em Buenos Aires, Argentina, no Auditório Luna Park, com uma capacidade de 25.000 pessoas, Chespirito deu quatorze apresentações consecutivas com capacidade esgotada. Na cidade de Nova York, no Madison Square Garden, um espetáculo latino surpreende com 2 seções lotadas em um só domingo do ano de 1983: "El Show de Chespirito". "La quinta Vergara" obtém ótimo público somente no festival de canções de Viña del Mar, onde há muitos tipos de espetáculo. Em 1977, tiveram lotação esgotada novamente com o "Show de Chespirito"...
Calcula-se que em 43 anos escrevendo, Chespirito acumulou algo como 60.000 folhas (não conto o que um escritor apaga, tira, corrige e repete). Isso equivale a 2.400.000 linhas e aproximadamente, 168 milhões de letras.
Existem muitos recordes de Chespirito dignos de serem registrados, mas o mais valioso e maior de seus feitos é o ideal que todo o ser humano persegue e a meta que por muitos não é alcançada: Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" é um bom homem.

personagens raros do chaves






Seu Madroga
Ator que interpreta o personagem: Germán Robles
Seu Madroga é primo e substituto do Seu Madruga, que teve de se afastar da série por motivos de saúde. Aparece apenas no episódio “Quico é preso numa caixa”, provavelmente em 1974. O curioso é que Chiquinha nunca chegou a ‘conhecer’ o tio, já que na época estava afastada fazendo um programa solo.
Negão
Ator que interpreta o personagem: ?
Este é um dos personagens mais marcantes, por fazer parte do provável primeiro episódio da série Chaves. Negão é um "agente especializado em compra e venda de artigos para o lar", também conhecido como “homem do saco”.Tanto é antiga sua participação, que o Seu Madruga veste uma camisa amarela e mora no apartamento 14, que depois seria ocupado por Dona Florinda e seu filho. Aliais, apenas Chaves, Chiquinha, Seu Madruga e Negão fazem parte deste episódio.
Malu (Malicha)
Atriz que interpreta a personagem: María Luisa Alcalá
Malicha foi uma das meninas mais espivetadas que já apareceu pelas bandas da vila. Ela é afilhada do Seu Madruga e teve a difícil missão de substituir Chiquinha em 1974, quando essa estava entretida com seu programa solo. No Brasil, Malicha pode ser vista em apenas dois episódios (um na vila e outro na escola do professor Jirafales).
Glória versão 1Atriz que interpreta a personagem: Maribel Fernandez
Essa Glória não teve uma participação muito gloriosa (Rá!). Ela aparece em apenas três episódios e todos são idênticos aos feitos por sua sucessora mais conhecida, a atriz Regina Torné (3ª versão).
Glória versão 2
Atriz que interpreta a personagem: Olivia Leiva
Glória, a nova vizinha da vila (2ª versão). Ela aparece em 3 episódios, entra eles o raro "Favores ao Seu Madruga v2", mais conhecido como "O Dia Internacional da Mulher". Ela também faz episódios idênticos aos representados mais tarde por Regina Torné.
Glória versão 3
Atriz que interpreta a personagem: Regina Torné
Essa sim é a Glória mais conhecida no Brasil. Ela aparece em 4 episódios.
Paty versão 1
Atriz que interpreta a personagem: ?
Se a personagem Glória teve três intérpretes, sua sobrinha não fica atrás. A primeira Paty aparece nos episódios em que se muda para a vila, em histórias idênticas as da 2ª versão.
Paty versão 2
Atriz que interpreta a personagem: Rosita Buchó
Essa Paty não teve grande reconhecimento no Brasil. Também, apenas fez remakes.
Paty versão 3
Atriz que interpreta a personagem: Anna Lilian de la Macorra
Quando se fala em Paty, a primeira imagem que vêem à mente é provavelmente dessa adorável atriz acima. Anna Lílian fez a sobrinha mais independente de sua tia Glória, pois apareceu em episódios da escola e do restaurante.
Paty (versão Clube do Chaves)
Atriz que interpreta a personagem: Veronica Fernandez (filha de Maria Antonieta)
Essa personagem aparece no Clube do Chaves, no episódio do Dia dos Namorados.
Elizabeth
Atriz que interpreta a personagem: Marta Zabaleta
Elizabeth é uma personagem raríssima! Apareceu no Brasil no episódio "O primeiro episódio da escola", onde também aparecem as raras Malicha e Cândida. Vale lembrar que Elizabeth é citada no episódio "Isso merece um prêmio", como a menina mais aplicada da classe.
Cândida
Atriz que interpreta a personagem: Ángel Roldan
Cândida é rara e apareceu junto com Elizabeth e Malicha.
Freguês do Restaurante
Ator que interpreta o personagem: Abraham Stavans
Esse é um freguês do restaurante de Dona Florinda e aparece no episódio "Caçando Churruminos". Essa cara não lhe é familiar? Exatamente! O mesmo ator também aparece no episódio do Parque de Diversões, e interpreta o dono de uma barraquinha que morre de medo da Dona Florinda. Ele participa de alguns diálogos no restaurante.
O homem que trabalha no parque de diversões
Ator que interpreta o personagem: Abraham Stavans
Esse é um homem que aparece no episódio do Parque de Diversões, ele morre de medo da Dona Florinda.
Carequinha
Ator que interpreta o personagem: Ricardo de Pascual
Esse é o tal careca que pretende comprar a vila, mas Seu Barriga acaba não vendendo. É o mesmo ator que interpreta o Senhor Furtado, um senhor que aparece apenas em um episódio: O ladrão da vila.
Senhor Furtado
Ator que interpreta o personagem: Ricardo de Pascual
Ricardo de Pascual faz o papel de Seu Fumado, digo... digo... Seu Furtado. Depois de roubar ferros de passar, vassouras, espingardas e até ceroulas, se arrepende ao ouvir Chaves dizer que rezará para que o misterioso ladrão se arrependa, mesmo tendo sido condenado injustamente por todos da vila.
Iara
Atriz que interpreta a personagem: Roberta de Larosa
Essa é uma das mais assustadoras e intrigantes personagens do Chaves. Não pela sua profundidade, nem pelas suas sacadas inteligentes, mas sim pelo fato dela ter uma passagem relâmpago pela série. No único episódio que participa ("Uma aula de história"), ela surpreende a todos ao responder uma pergunta do professor Jirafalez sobre o nome de outra tribo indígena. Iara diz “tamoios”, todos olham espantados, ela pede para ir ao banheiro e nunca mais aparece nas séries.
Dona Edviges
Atriz que interpreta a personagem: Janet Arceo
Essa personagem aparece em dois episódios: "A herança do tio Jacinto versão 1" e "A festa da boa vizinhança versão 2". Ela substituiu a Dona Clotilde, herdando inclusive a ‘paixão’ não correspondida pelo Seu Madruga. Também recebeu o apelido nada agradável de “Louca da Escada”, isso porque morava na casa que ficava no alto da escada.
Hector Bonilla
Ator que interpreta o personagem: Ele mesmo.
Hector Bonilla é um ator mexicano que fez já várias novelas em seu país. Aqui no Brasil ele é mais conhecido por participar de um único episódio (que na verdade são 2, mas o SBT só passa 1). E nunca se esqueça: “Artistas vemos, costume não sabemos”.
Guarda
Ator que interpreta o personagem: José Luis Amaro.
Quando Seu Madruga resolver trazer artistas do estrangeiro, aparece então o guarda, para lhe pedir a licensa para a atuação dos mesmos ali no local, que infelizmente Seu Madruga não tinha.

Tão logo o SBT entrou no ar, em 1981, seu dono Silvio Santos descobriu uma fórmula bastante interessante: Importar as chamadas novelas enlatadas à preço de banana, comparando com as outras negociações do mundo Televisivo, e render uma boa audiência. Naqueles tempos, o SBT tinha uma programação popularesca, calcada na Globo de meados dos anos 60 (Silvio Santos, Jacinto Figueira Jr e outros). Silvio fechou durante essa época um contrato com a rede Mexicana Televisa, que monopolizava a programação no México e estaria disposta a abrir caminhos em países que não falavam o Espanhol. A primeira novela à ser exibida no Brasil foi a "água com açúcar" Os Ricos Também Choram, protagonizada por Verônica Castro e produzida em 1979. Ao que consta, nesse pacotão de dramalhões vieram lotes de dois seriados, que conforme foi revelado por Arlindo Silva no livro "A Fantástica História de Silvio Santos", passaram quase desapercebidos e foram descartados pelo alto escalão do SBT, chefiado pelo Diretor de Televisão Luciano Callegari (Hoje na Record). Ao que parece também, lembrem-se que estamos falando de informações hipóteticas, com fontes confiáveis porém não definitivas, Silvio Santos teria mandado dublar ainda naquele ano uns 15 episódio das duas séries, pra ver se agradava. Esta informação foi confirmada por Nelson Machado, em entrevista ao site Mundo Chespirito, quando este revelou que as séries foram em sua maioria dubladas na primeira metade dos anos 80. Porém, as séries só estreariam em 1984, quando a linha infantil da emissora foi revitalizada com a reformulação do "Infantil Trash" Bozo, que trocou de apresentador (O ex Palhaço Pipoca foi substituído por Luiz Ricardo e Arlindo Barreto). Ao que parece, a ordem para a exibição dos seriados teria sido dada pelo próprio Silvio Santos.
Estréia Discreta
Há controvérsias sobre a estréia de Chaves e Chapolin no SBT. Ao que consta, foi no Programa do Bozo, em Agosto de 1984 ao Meio-Dia. No entanto, a informação oficial do SBT dá conta que a estréia ocorreu no dia 24 de Agosto de 84 no não menos folclórico programa TV Pown. Seja o que for, os estudiosos Leandro Morena e Cacá Vitta garantem que o primeiro episódio foi "Caçando Lagartixas", dublado naquele teste que Silvio mandou fazer e eu já citei anteriormente. Um dado interessante é que, não se sabe muito bem porque, talvez por uma questão de economia (O SBT naquela época vivia em uma pindaíba desgraçada, daí a razão do contrato com a Televisa que garantiria várias horas de programação por um preço bem em conta) os episódios dublados em teste anos antes não foram redublados. Segue à seguir a lista de episódios do lote de episódios do Chaves de 1984 (Os do Chapolin serão citados posteriormente):
1 - Caçando lagartixas2 - Seu Madruga sapateiro parte 1 1ª versão (sem a Chiquinha)3 - Chompiras: assaltam o bar / Chaves: Seu Madruga é leiteiro4 - Os refrescos do Chaves 1ª versão (sem a Chiquinha)5 - O ano novo na casa do Seu Madruga6 - Chompiras: Os ladrões querem abrir a janela / Chaves: Seu Madruga é carpinteiro 2ª versão (sem a Chiquinha)7 - O álbum de fotografias 1ª versão (sem a Chiquinha)8 - O Kiko doente 1ª versão (sem a Chiquinha)9 - Perderam o dia de aula10 - A máquina de lavar 2ª versão11 - A falta de água na vila 2ª versão12 - Seu Madruga é fotografo parte 113 - Chaves vai pedir emprego no restaurante14 - Aula de aritmética e geometria15 - Chiquinha conta história de fantasmas16 - Aula de recuperação17 - O ano novo 2ª versão18 - O kiko doente 2ª versão19 - Seu Madruga é barbeiro20 - A briga de quem é o varal21 - A catapora22 - Os insetos do Chaves 1ª versão (com o Kiko)23 - O frango de Dona Clotilde24 - Tocando violão25 - A nova vizinha 2ª versão26 - A insônia do Seu Madruga 1ª versão (sem a Chiquinha)27 - Seu Madruga apaixonado28 - Limpe o chão do pátio29 - Querem dar banho no Chaves 3ª versão (sem o Kiko e o Seu Madruga)30 - O gol de Dona Florinda31 - Cyrano e os mosqueteiros / Chaves: Ama teu inimigo 1ª versão (sem a Chiquinha)32 - O dia internacional da mulher33 - Brincando de atropelamento34 - Com spray de barbas fazem tortinhas de merengue 1ª versão (com o Kiko)35 - O tecido36 - O choque37 - Os refrescos do Chaves parte 1 2ª versão (com a Chiquinha)38 - É proibido animais 2ª versão (com a Chiquinha)39 - Chiquinha volta de viagem 2ª versão40 - Ajudem a cruz vermelha 1ª versão (sem a Chiquinha)41 - Seu Madruga pinta os móveis parte 2 2ª versão42 - Ajudar a cruz vermelha 2ª versão ( com a Dona Neves)43 - Regando plantas44 - As bombinhas45 - Querem dar banho no Chaves 1ª versão (com o kiko e o Seu Madruga)46 - Os ratos no restaurante parte 147 - Os ratos no restaurante parte 248 - Querem dar leite para os gatos que nasceram parte 349 - O bolo para o Professor50 - O parque de diversões51 - O sonho do Chaves e Chiquinha52 - O calo53 - A máquina de lavar 1ª versão (com o Kiko e o Seu Madruga)54 - Somos cafonas sim 2ª versão (com a Chiquinha)55 - O desjejum do Chaves parte 256 - A festa da boa vizinhança parte 357 - Amarelinhas e balões58 - Martelando os dedos59 - As crianças entram na casa da bruxa60 - O aniversário do Seu Madruga61 - A fonte dos desejos62 - O carro do Seu Barriga quebrou63 - Chaves vende jornais64 - A loucura do Chaves65 - A calça do tio Jacinto66 - A estréia de Dona Neves e Jaiminho67 - Dona Neves faz grave no restaurante68 - O bilhete de loteria69 - Os algodões doces70 - Seu Madruga ensinando o Chaves a lutar boxe71 - Bilhetes trocados72 - Dona Clotilde convida Chiquinha para almoçar73 - O Kiko preso na caixa74 - As panquecas da Dona Clotilde75 - Os churros de Dona Florinda parte 376 - Os chifrinhos de nozes77 - O fantasma do Seu Barriga78 - Os doláres79 - Seu Madruga é fotografo parte 280 - A chirimóia
No natal:81. A vizinhança vai para a casa do Seu Barriga parte 182. A vizinhança vai para a casa do Seu Barriga parte 283. O natal parte 384. A vizinhança de volta a vila parte 4
Em 1985 houve diversas mudanças nos rumos das séries no Brasil. Uma delas, aconteceu ainda em 1984, quando os episódios "Ajudando a Cruz Vermelha 1ª Versão", "A Chirimóia 1ª Versão", "Os Refrescos do Chaves 1ª Versão Parte 1", "O Ano Novo na casa do Seu Madruga", e "Os Refrescos do Chaves 1ª Versão" deixaram de ser exibidos logo após sua 1ª exibição, ou seja, ainda em 1984. Em 1985 saíram do ar a abertura e encerramento originais e 3 episódios do Chapolin: "O Louco da Cabana", "O Mendigo da Praça" e mais um episódio, sobre o qual não há muitos registros. Uma grande dúvida que os fãs tem em relação a exibição das séries no Brasil, é o porquê de tantos episódios terem sido exibidos apenas uma vez em 1984. Vale lembrar, que nos baseamos em dados fornecidos por Leandro Morena, e esta quantidade de episódios exibidos apenas uma vez em 84 é apenas a qual ele tem algum registro, podem haver muitos mais. Mais um pacotão de episódios foi-se embora em 86, reduzindo bastante a quantidade de episódios do Chaves: "O Curto Circuito", "A Casimira de Taubaté", "O Bilhete de Loteria", "Dona Neves faz manifestação no Restaurante", "Jaiminho e Dona Neves chegam à vila", "Seu Madruga pinta a cadeira Parte 2", "Os Refrescos do Chaves 2ª Versão parte 1", "Tortinhas de Merengue", "Os Ladrões/Seu Madruga é Carpinteiro", "Chaves pede emprego no Restaurante", "Garçon Chespirito/O Homem Invisível" e "Cleópatra", os dois últimos do Chapolin.
Lista de Episódios do Chaves levou um talho em 86.
É interessante ressaltar que a maioria desses episódios que saíram do ar em 86, voltaram ao ar posteriormente, e é mais curioso ainda lembrar que muitos voltaram em 92, ano de outro acontecimento que contaremos mais pra frente. Consta que 1987 foi o ano em que entrou no ar a 1ª abertura Nacional de Chaves e Chapolin, que ficaram no ar até meados de 93. 1987 foi também o ano em que as TVS do Rio e de São Paulo passaram a se chamar oficialmente SBT, que antes era apenas o nome de registro. A emissora de Silvio Santos deixava de ser apenas um punhado de emissoras independentes pra se tornar uma rede, e 87 foi provavelmente o ano em que todo o Brasil passou a assistir Chaves e Chapolin. Consta ainda, que foi o ano em que Chapolin e Chaves deixaram de ser exibidos alternadamente no programa do Bozo para ganhar horário próprio: Chapolin ao 12:00 e Chaves 12:30. No entra e sai de episódios destaca-se o bizarrísimo "Seu Madruga Sapateiro 1ª Versão Parte 1", provavelmente o primeiro Episódio das Séries a ser dublado, conforme me revelou o próprio Leandro Morena à alguns anos atrás. Este ano também não passou o especial de Natal na casa do Seu Barriga, o que abre uma brecha pra provável exibição da 1ª versão do Episódio de Natal, que nada mais é do que a 1ª parte do episódio de ano novo na casa da Dona Florinda.
Em 1988 muitos episódios da 1ª temporada.
Como o número de episódios estava bastante reduzido, ainda mais levando em conta que Chaves agora era diário, em 88 o SBT resolveu comprar junto a Televisa mais um lote de episódios do Chaves e de alguns outros quadros feitos por Chespirito no começo de sua carreira. Sobre o que aconteceu nessa época, o que não faltam são controvérsias. Talvez estes episódios já estivessem no poder do SBT desde 1981, 82, quando foram dublados os primeiros capítulos bem antes de irem ao ar. O SBT apenas pagou para a Televisa os direitos de exibição destes, fazendo com que eles pudessem ser anunciados como "Novos Episódios". Veja abaixo a lista de episódios do Lote de 88:
1 - O homem que vende roupa velha parte 1 (primeira versão sem a Chiquinha) - 07 de março de 19882 - O homem que vende roupa velha parte 2 (primeira versão sem a Chiquinha) - 09 de março de 19883 - Os mistérios dos pratos que desaparecem parte 1 - 11 de março de 19884 - Os mistérios dos pratos que desaparecem parte 2 - 14 de março de 19885 - Os ladrões assaltam a casa da velha / Jogando beisebol - 16 de março de 19886 - O mendigo da praça / O homem da roupa velha / O dinheiro perdido - 18 de março de 19887 - A falta de água na vila (primeira versão sem a Chiquinha) - 21 de março de 19888 - Favores a Seu Madruga / Seu Madruga apaixonado - 23 de março de 19889 - Dr Chapatin e o homem com indigestão / A nova vizinha - 25 de março de 198810 - Chespirito é mordomo / Seu Madruga pintor (primeira versão) - 28 de março de 198811 - Os ladrões e a vovó policial / Barquinho de papel (primeira versão) - 30 de março de 198812 - O disco voador do Kiko (primeira versão sem a Chiquinha) - 1 de abril de 198813 - A viagem para Acapulco parte 1 - 4 de abril de 198814 - O aniversário do Kiko - 6 de abril de 198815 - O gato atropelado parte - 8 de abril de 198816 - O tribunal parte 2 - 11 de abril de 198817 - Dia da independência (primeira versão sem a Chiquinha) - 13 de abril de 198818 - O sobrinho da Bruxa do 71(primeira versão sem a Chiquinha) - 15 de abril de 198819 - O ratinho do Kiko - 18 de abril de 198820 - Caçando churruminos - 20 de abril de 198821 - O belo adormecido - 22 de abril de 198822 - O cofrinho - 25 de abril de 198823 - Todos chorando na vila - 27 de abril de 198824 - O rádio do Kiko - 29 de abril de 198825 - Seu Madruga volta a estudar parte 1 - 2 de maio de 198826 - Seu Madruga volta a estudar parte 2 - 4 de maio de 198827 - Chaves e Kiko lavam o carro do Sr.Barriga (primeira versão sem a Chiquinha) - 6 de maio de 198828 - Não sujar a roupa do Kiko (primeira versão) / O marinheiro enjoado - 9 de maio de 198829 - Os balões levam o Chaves / Don Quixote / Precisa de emprego - 11 de maio de 198830 - Os ladrões roubam o carrinho de sorvete / O bolo da Dona Clotilde - 13 de maio de 198831 - A festinha na vila - 16 de maio de 198832 - O primo do Seu Madruga - 18 de maio de 198833 - O chiclete grudou no chapéu - 20 de maio de 198834 - O homem que vende roupa velha parte 3 (primeira versão sem a Chiquinha) - 23 de maio de 198835 - Os toreadores (primeira versão) - 25 de maio de 198836- Os ladrões assaltam o homem / As crianças brincam de orquestra - 27 de maio de 198837 - A pichorra - 30 de maio de 198838 - Os recados trocados(primeira versão sem a Chiquinha) - 1 de junho de 198839 - Isto merece um prêmio - 3 de junho de 198840 - As gravatas do Seu Madruga - 6 de junho de 198841 - Não deixam o Professor falar na aula - 8 de junho de 1988
Tais episódios foram exibidos em horário nobre (20:00), o que já vinha acontecendo desde 87. Com o lote de 88, os episódios do pacote 84 ficaram no horário normal do Chaves e os de 88 foram exibidos em horário nobre. A partir do dia 10 de Junho, o lote começou a ser reexibido, no entanto muitos episódios não foram reprisados e nunca mais voltaram. Chaves passava as Segundas, Quartas e Sextas, e revezava com o famoso seriado Americano "Batman". Consta que o pacote de 88 foi um ápice da série, chegando a tomar preciosos pontos do Jornal Nacional e fazendo com que o SBT tentasse trazer o elenco das séries para uma turnê no Brasil, fato que acabou não se consumando. No entanto, no mesmo ano, os atores Chespirito, Florinda Meza, Angelines Fernandez, Raul "Chato" Padilla, Ruben Aguirre, Maria Antonieta de las Nieves e Edgar Vívar concederam uma entrevista exclusiva ao apresentador Gugu Liberato, que foi exibida em seu programa "Viva a Noite". No final de 88, o lote daquele ano passou a ser exibido diariamente as 20:00, já que Batman estava dando baixa audiência e saiu do ar, só reaparecendo anos depois na emissora CNT, curiosamente na mesma época em que ela comprou a série "Chespirito". Em 1988, saíram do ar os seguintes episódios (Além dos que foram exibidos apenas uma vez no horário das 20:00, como por exemplo o da Festinha da Vila. Não há dados precisos sobre quantos episódios do pacote 88 foram exibidos apenas uma vez): "Caçando Lagartixas", "Seu Madruga Leiteiro", "O Desjejum do Chaves parte 2 (A parte do Ping Pong)". Também voltaram ao ar vários episódios que deixaram de ser exibidos em 86 e 87: "A Casimira de Taubaté", "Dona Neves faz manifestação no Restaurante", "Os Refrescos do Chaves 2a Versão Parte 1", "Tortinhas de Merengue", "Seu Madruga Sapateiro 1ª Versão Parte 1" (Que foi exibido apenas uma vez, e saiu no mesmo ano), "Chaves vai pedir emprego no Restaurante", "Garçon Chespirito/O Homem Invisível" e "Cleópatra", os dois últimos são do Chapolin. Em 1989, Chaves deixou o horário nobre, passando a ser exibido diariamente ao 12:30, com Chapolin ao 12:00. Além disso, o episódio "Falta D'Água 1ª Versão" saiu do ar, assim como "O Bilhete de Loteria" (Que havia sido exibido uma vez em 88, antes de estrear o lote de novos episódios e outra no final do ano), "Dona Neves faz manifestação no Restaurante", "Tortinhas de Merengue" e "Chaves vai pedir emprego no Restaurante". Voltou ao ar um episódio: "Dona Neves e Jaiminho chegam à vila". Consta que em 1989 também foram redublados alguns episódios, como "Querem dar banho no Chaves".
Chapolin sai do esquecimento
Até 1990 todos falavam do Chaves, e o Chapolin era um mero coadjuvante. Além disso, a série do vermelhinho tinha os mesmos episódios desde 1984. Eram estes:
1 - O cleptomaníaco2 - O anel Mágico3 - Dr.Chapatin e os contrabandistas / As pulgas atacam Chapolin4 - O anel de brilhantes5 - O pirata Alma Negra6 - O bandido Racha Cuca7 - Cleópatra8 - Chespirito é garçon / O homem invisível9 - O robô10- Soldado Chespirito / Para tirar água do poço tem que pagar11- A casa caindo de velha12- A picada da cobra13- O mendigo da praça (episódio que deixou de ser exibido desde 1985)14- O planeta Vênus (primeira versão)15- Dr. Chapatin com o mendigo / A luta de Chapolin contra Simpato Hiamazaki16- Dr. Chapatin no casamento / O pistoleiro da marreta biônica17- O louco fugitivo18- O aerolito19- O louco da cabana (episódio que deixou de ser exibido desde 1985)20- As pirâmides do Egito21- A peruca de Sansão22- O museu que vai exibir a múmia23- O bandido Quase Nada24- A casa mau assombrada (primeira versão)25- Leonardo da Vinci26- Dr. Chapatin quer ver o jogo / Chamam o Chapolin para ajudar a construir a casa (segunda versão com Raul Padilla)
Logo, o pacote de 1990 se dedicava a aumentar o acervo do Chapolin e repor alguns episódios do Chaves que estavam em mal estado de conservação (Daí a tese de que a maioria dos episódios que saíram do ar neste ano dificilmente serão reexibidos um dia). O pacote de 1990 também ganhou horário especial: aos Domingos, ao meio dia. Enquanto isso, os episódios de 84 (Os que sobraram) e de 88, eram exibidos de Segunda à Sábado em 3 horários: 12:30, 18:00 (Foi quando começou a tradição de Chaves as 18:00) e 20:30 (De volta ao horário nobre). Vale ressaltar que o lote de 90, que entrou no ar em Março daquele ano, ficou no ar somente até o fim da exibição dos episódios inéditos (Com exceção dos episódios que vieram do Chapolin). No entanto, do lote 90 poucos episódios são perdidos hoje em dia, a maioria voltou em 1992. Ao que parece, o lote de 90 é o que tem os "títulos" narrados por Marcelo Gastaldi, como "Os Farofeiros 2ª Parte", que foi exibido em Janeiro de 91, em um Domingo ao meio dia. Inclusive essa programação de Domingo do SBT, antes do Programa Silvio Santos era dedicada aos contratos com a Televisa e com a Disney, pois também estrearam nessa época os novos episódios de "Ursinho Puff"e "Ducktales: Os caçadores de aventura". Nessa aconteceram vários fatos interessantes: Um é que durante uma enchente nos extintos estúdios da Vila Guilherme, incapazes de gerar o TJ Brasil (Apresentado à época pelo competente jornalista Boris Casoy, hoje na Record), o SBT exibiu um episódio do Chaves que nunca havia sido exibido e nunca voltaria a passar depois disso: O Revolvinho do Chaves. Nesse episódio, que aparentava lamentáveis condições de imagem e som, além de não ter final, Chaves e Quico brincavam com revólveres de brinquedo, desses que soltam água. Em 90 dois episódios saíram do ar, e hoje são considerados raros, além dos do próprio lote de 90: "O homem invisível 1ª Versão" (Que voltaria ao ar no final da década de 90, sendo exibido pouquíssimas vezes. Esse eu assisti, passou num Sábado as 13:30) "A troca de recados 1a Versão", que foi exibido à pouco tempo no SBT, e que aos poucos vem deixando de ser raro, desde que voltou ao ar, por volta de 2000. O episódio "Jaiminho e Dona Neves chegam à vila" também saiu do ar, só voltando em 1992. Voltaram à tona também dois programas que estavam na geladeira: "O Bilhete de Loteria" e "Chaves vai pedir emprego no Restaurante". Em 1991, foram mantidos os mesmos horários de 90, mesmo com poucos episódios para serem exibidos. Mais algumas redublagens devem ter sido feitas neste ano, e não se faz a menor idéia do que aconteceu com o Lote de 1990 durante esse ano de geladeira. No entra e sai de episódios, saiu do ar mais uma vez "Chaves vai pedir emprego no Restaurante". Essa época deve ter sido muito boa pro pessoal que prefere o Chapolin, pois ele esteve em evidência. Um fato a ser lembrado, é que em 1991 a Editora Globo passou a publicar diversas HQ's, Álbuns de Figurinhas e Revistas de Atividades do Chaves e do Chapolin. Também surgiram no Brasil diversos episódios com a "Marca CH". Este período também foi marcado pela exibição do seriado "Kiko" na Bandeirantes, protagonizado por Carlos Villagrán em sua fase "Pós Chaves".
1992, o ano da pergunta que não quer calar.
O ano de 1992 foi um ano a ser estudado pelos entendidos de Chaves e Chapolin. Saíram do ar neste ano nada menos que 51 episódios que nunca mais seriam exibidos, todos eles dos pacotes 84 e 88. Os episódios que haviam saído do ar no começo de 1991 também voltaram a ser exibidos. Nessa época também saiu do ar o episódio "Somos Cafonas Sim", único dos perdidos neste ano a reaparecer anos mais tarde. Nessa época, episódios que estavam fora do ar desde 1984 voltaram a tona, 8 anos depois. Não sabemos bem o porquê do SBT ter feito esse entra e sai danado nas séries, uma verdadeira bagunça. Mais detalhes sobre essa balbúrdia na seção "Episódios Perdidos".
1993-1996, período de entressafra
Esses anos foram dolorosos pros Chavesmaníacos. De novidade, apenas as novas aberturas das séries, feitas em computador por volta de 93/94. Em 1995, repentinamente, estreou o episódio "O dia dos namorados". Há a possibilidade de um misterioso pacote de 94, que tenha sido dublado e que pouquíssimos episódios desse pacote teriam ido ao ar, um deles foi o do Dia dos Namorados. Em 1993 voltou ao ar, após 9 anos, o episódio do Ano Novo na casa do Seu Madruga.
Ufa, essa passou raspando !
Em 1997 a pequena CNT, considerada por muitos como a menor rede de televisão do País, firmou um milionário contrato com a Televisa. A CNT exibiria 5 novelas da Televisa (Muitas delas Ex SBT) por dia, no horário noturno, além do seriado "Chespirito", protagonizado pela Trupe CH após 1979. Foi a época em que mais perigou a saída de Chaves e Chapolin do SBT, Chapolin ficou muito tempo fora do ar e Chaves só era exibido aos Sábados a tarde. No entanto, em 98, o contrato da CNT com a Televisa foi desfeito, Chespirito saiu do ar, e Chaves e Chapolin passaram a reinar absolutos no SBT.
Uma nova esperança.
Ainda em 1997, entravam no ar os primeiros Sites CH da Internet Brasileira. Em 1998 entra no ar o "Lá Vem o Chaves", site pioneiro que durou até 2000. Ainda em 2000, surge a interatividade nos sites CH, e os Chavesmaníacos de todo o Brasil começam a se perguntar sobre o destino de episódios que não eram exibidos a muitos anos... Era o começo de uma era, o começo de uma resistência. O SBT também anuncia a compra de novos episódios das séries, que exibiria sob título de "Clube do Chaves" em 2001. A estréia demorou mas acabou acontecendo em Junho de 2001. Antes disso, no final de 2000, Chapolin sai mais uma vez do ar, e surge o "Movimento Volta Chapolin". O Clube do Chaves sai do ar no começo de 2002, e seus episódios não são mais exibidos.
2003 - Melhor Impossível?
Sônia Abrão e seu programa na época "Falando Francamente", após inúmeros e-mails, cartas e etc, Sônia resolve investigar o caso dos episódios "perdidos" e traz, através de resumos, alguns episódios até inéditos de Chaves, aberturas feitas pela Maga e muita coisa rara. Chaves fica agosto fora do ar e volta em setembro, trazendo com ele Chapolin também. Nessa volta, 8 episódios que eram até então perdidos, voltam a passar. Ainda em setembro, Edgar Vivar (Senhor Barriga) vem ao Brasil e vai ao programa da Sônia e lhe concede uma entrevista. Mas a felicidade dura pouco.... depois de 3 semanas no ar, o SBT resolve tirar novamente Chapolin da programação, ficando apenas o Chaves, sem passar nenhum outro perdido e ainda editado grotescamente.
A "palhaçada" da renovação do contrato e 2 anos sem Chapolin
2005 está sendo um ano cheio de surpresas e de automóveis, começa em maio, uma novela que deixou muito chavesmaníaco de cabelo em pé! O SBT anunciou que não estaria disposto a renovar o contrato para manter Chaves. Todas as outras emissoras se manifestaram, até a "toda poderosa" Rede Globo, fez uma oferta tentadora para levar a turma da vila pro Projac! Mas felizmente, ou infelizmente, o SBT voltou atrás de sua decisão e decidiu então renovar o contrato. Mas desde essa renovação não tivemos mais nenhuma novidade, Chapolin continua fora do ar e Chaves sem perdidos, ainda pior, reprisando muito alguns episódios e outros quase não passando. Em setembro de 2005, é comemorado o "aniversário" de 2 anos sem termos Chapolin na TV brasileira. Enquanto Chaves, após suas indas e vindas em 2004 e 2005, parece que se acomodou no horário das 18h, tendo o SBT tirado ele, mas em pouco tempo colocando-o de volta. Em 2006, o SBT exibiu Chaves para todo o país até o dia primeiro de março e depois só exibiu a série às 12h45 para a cidade de São Paulo e mais algumas cidades próximas à capital paulista, nesse horário o Chaves conseguiu diversas vezes a liderança do Ibope contra o Globo Esporte.Pouco tempo após seu "aniversário" de geladeira, Chapolin volta às 12h45, com episódios inéditos e perdidos. Mais tarde mudaria para às 13h45, abrangendo mais localidades.
2007 - Um começo muito bom...
Logo no primeiro dia do ano, estréia a série animada de Chaves, com grande repercussão na mídia e uma audiência satisfatória. Com apenas 13 episódios, o SBT colocou o desenho diariamente no horário das 18h. Após algumas reprises, o desenho foi parar no horário das 13h15, aonde perdurou até Junho, sendo reprisado exaustivamente. Esses mesmos episódios continuam indo ao ar às 10h40 no domingo. A segunda parte da primeira temporada, composta por mais 13 episódios, parece não ter data para estrear e o SBT parece ter perdido o interesse.Recapitulando, no começo de 2007 então tinhamos Chaves em 4 horários diários(5h40,12h45,14h15 e 18h30) fora o horário dos sábados às 15h15 dentro do Sessão Premiada, além do Desenho do Chaves às 18h e Chapolin às 13h45 de sábado.Após perder a vice-liderança no Ibope na Grande São Paulo, o SBT resolve fazer a "Arrancada da Vitória" e parece que uma das intenções dessa grade foi tirar o Chaves que pudesse ser visto nacionalmente. O primeiro a rodar foi o horário das 18h, Chaves em Desenho e Chaves série saíram, dando lugar à estréia da novela mexicana "Destilando Amor". Essa novela foi um dos maiores fiascos da história do SBT, chegando a marcar 1 ponto de audiência, então depois de um tempo resolveram voltar o Chaves pra 18h30, mas não deu certo, precedido de duas novelas com baixíssima audiência, Chaves não conseguiu ir bem e logo saiu novamente desse horário. Pouco tempo depois, o SBT nos prega mais uma peça, substitui Chapolin aos sábados pela saturada série que vai ao ar de segunda à sexta "Eu, a patroa e as crianças". Se acha que parou por ai está enganado, pois o SBT ainda tirou o Chaves do sábado e o das 14h15, deixando apenas o das 12h45 (só para São Paulo) e 5h40 (só para algumas localidades). O desenho logo foi para as 13h15, só para repetir ainda mais os mesmos episódios e sair do ar assim que tivemos a notícia de que a segunda parte da primeira temporada já estava toda dublada.Felizmente, em agosto de 2007 a Record colocou Pica-Pau às12h35, então o SBT resolveu mudar o Chaves para às 14h15, sendo assim exibido nacionalmente. O horário das 18h/19h é um verdadeiro vai-e-vem, depois de terem saturado ao máximo o excelente humorístico "Escolinha do Golias", o SBT, que parecia já ter largado mão de usar o Chaves como coringa, nos surpreende e volta com Chaves às 19h, para alavancar a novela infantil argentina "Chiquititas". Vamos ver até quando dura isso.Depois de ficarmos com apenas 2 episódios não-nacionais de Chaves por dia, agosto marca a volta dos 4 episódios diários (embora 1 seja editado), sendo 2 nacionais e 2 semi-nacionais. Agora falta o SBT se lembrar do vermelhinho, visto que a série que o substituiu no sábado não conseguiu elevar a audiência do horário (Chapolin dava média de 6/7 enquanto sua substituta está marcando 5/6). Ah e como não poderia esquecer, ainda esperamos a segunda parte da primeira temporada do desenho.
sites legais com muitissimos episódios peridos ,inéditos ou comuns do chaves para download
www.chespiritobr.com
www.pointdochaves.com
www.viladochaves.com
www.turmadochaves.com
www.turmach.com
www.revoluçãoch.com
www.barrildochaves.com
www.clubedochaves.com.br

episódio perdido do chaves panquecas da dona clotilde

quem sou eu?

meu nome é Felipe mariano gosto muito de chaves,e criei esse bolg para as pessoas receberem informações sobre este e outros seriados...também tem músicas para a galera chegada ao rock nacional e internacional,lembrando que só contém rock leve ou grunge